A Polícia Militar do Distrito Federal se fez presente no Curso Internacional de Multiplicadores de Polícia Comunitária – SISTEMA KOBAN, fruto de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública, Agência de Polícia Nacional Japonesa, Agência de Cooperação Internacional Japonesa (JICA), Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Policia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Militar de Minas Gerais e Brigada Militar do Rio Grande do Sul.
O curso iniciou-se em três edições, realizadas simultaneamente nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, entre os dias 20 a 31 de julho de 2015. O representante da PMDF foi o capitão Odorico na 3ª edição do Curso no Estado do Rio Grande do Sul. O oficial é lotado no CPCDH e Coordenador Geral do Policiamento de Prevenção Orientada à Violência Doméstica - Provid.
O 1º Tenente Araujo, lotado no 9º Batalhão (Gama) e Coordenador Setorial de Policiamento Comunitário da unidade, representou a PMDF na 6º edição do curso também no Estado do Rio Grande do Sul, que foi até 14 de agosto de 2015.
Em conjunto com representantes das Polícias Militares dos demais Estados da Federação, os oficiais tomaram ciência do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre Brasil e Japão, com o objetivo de estabelecer um sistema contínuo e autossuficiente de multiplicação da filosofia do Policiamento Comunitário no Brasil e visualizaram boas práticas executadas por aquele Estado.
O Projeto de Capacitação beneficiará 26 Estados e o Distrito Federal durante 3 (três) anos de execução. As Polícias Militares dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, sob coordenação da SENASP, atuam como pólos disseminadores de conhecimento, com base em levantamento prévio das iniciativas mais relevantes de policiamento comunitário desenvolvido no país.
O aporte da JICA consistirá de assessoria técnica com envio de peritos de curta e longa duração, de forma a auxiliar na adaptação das técnicas de policiamento comunitário e multiplicação dessa expertise no Brasil.
A Polícia Comunitária é uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona parceria entre a população e a polícia, baseada na premissa de que polícia e comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas como insegurança, criminalidade, tráfico de drogas e melhoria da qualidade de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário